9 de outubro de 2009

Expoaer 2009 - Hangar da Leitura

A Secretaria Municipal da Cultura de Canoas realizará uma grande mobilização, no município, no dia 12 de outubro, para comemorar o Dia Nacional da Leitura com a distribuição de 18 mil livros infantis e atividades relacionadas ao livro e leitura.

Além de atividades nas biblioparques Capão do Corvo e Eduardo Gomes, foi estabelecida parceria com a Base Aérea para a criação do Hangar da Leitura em suas dependências. A Base Aérea de Canoas recebe, anualmente, cerca de 70.000 pessoas realizando tradicionalmente no Dia da Criança, o desafio é envolver boa parte deste público em ações de leitura que incluem distribuição de 18.000 livros, varal de poesias, teatro, hora do conto e oficinas, entre outras atividades que marquem, também, o Dia Nacional da Leitura.

“Este é o primeiro ano em que no Dia das Crianças ocorre também o Dia Nacional da Leitura, que é muito importante para o desenvolvimento do interesse do livro entre as crianças. Por isso a Secretaria de Cultura, com apoio da editora Paulus e em parceria com a Base Aérea, está realizando esta atividade e que tem como slogan a frase: ‘Os livros ensinam a voar’.” Disse o Secretário de Cultura Jéferson Assumção.
Um espaço amplo e de muita diversidade deve caracterizar o Hangar da Leitura, ambiente que vai concentrar múltiplas atividades da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas na Expoer 2009, que ocorre na próxima segunda-feira, 12. A adaptação de um Hangar – garagem de aeronaves – vai permitir o acesso do publico aos vários projetos que a SMC desenvolve, que tem o livro como um dos elementos principais. “Queremos potencializar o livro e a leitura nos grandes eventos da cidade”, explica Luiz Antonio Inda, o Tonho, Diretor de Cidadania Cultural da SMC.
A coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Andréa Falkenberg, lembra que a inclusão da data no calendário é mais uma tentativa de mudar o preocupante quadro em que se encontra o nosso país. “O brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, contra 10 nos EUA e França, e 15 nos países nórdicos”, observa.
Entre as atrações desse evento, a Secretaria Municipal de Cultura, preparou as atividades, a partir de projetos e ações já desenvolvidos pela Prefeitura. É o caso do Sacola da Leitura - espaço de leitura contendo 500 livros, tapetes e almofadas; Sarau literário - declamações com música; Contação de Histórias e Boneco animação com os personagens de Monteiro Lobato. Além do Dia das crianças, no calendário brasileiro, o 12 de outubro passa a ser também o Dia Nacional da Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário