13 de julho de 2009

Oficina de Desenho de Humor com Santiago

O cartunista Santiago, um dos mais famosos do Rio Grande do Sul, colecionador de prêmios internacionais, reconhecido por seus cartuns de alta qualidade técnica e humor afiado e que participou da 25ª Feira do Livro de Canoas, será o ministrante do curso de Desenho de Humor que a Oficina Literária Charles Kiefer oferece a partir do dia 10 de agosto. As aulas ocorrerão sempre às segundas-feiras na unidade do bairro Menino Deus, na Rua Itororó, 175/conjunto 206, sempre das 18h às 20h.

Desenhista de humor, como gosta de ser chamado, Santiago nasceu Neltair Rebés Abreu. O apelido com o qual se consagrou foi adquirido nos tempos da faculdade de Arquitetura e remete a sua cidade de origem, Santiago do Boqueirão. O cartunista começou sua carreira na revista Novolhar, em 1975, e na extinta Folha da Tarde, de Porto Alegre, e assim foi até a década de 80 quando se tornou autônomo, trabalhando com diversas empresas jornalísticas como Jornal do Comércio, de Porto Alegre, jornais do interior gaúcho, Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, além de editoras. Esses trabalhos ele chama de “desenhos de sobrevivência”.

Santiago dedica-se ao desenho de caráter humorístico, sempre com um olhar original e impactante. O cartunista define a atuação dos chargistas como uma mistura de jornalismo com artes plásticas e que esta mistura é bem aplicada aos fatos políticos, já que o cenário muitas vezes conturbado nesta área é favorável aos cartunistas. O talento de Santiago já rendeu muitos prêmios e distinções. Ele já ganhou diversas edições de Fóruns de Humor Gráfico, e o principal, a premiação do jornal Yomiuri, espécie de Oscar anual dos cartuns que se realiza no Japão. Além do trabalho com a imprensa, Santiago tem mais de uma dezena de livros como, “Humor Macanudo” e “Dupla Sertanojo”.

Durante a Oficina de Desenho de Humor, que vai se desenrolar em quatro encontros, terminando no dia 31 de agosto, Santiago vai tratar do desenho, enquanto ferramenta de expressão, abordando a estilização e a simplificação da figura, expressões e movimentos, a busca pela piada original, através das analogias visuais, trocadilhos verbais e jogos de palavras, a surpresa e a originalidade da piada, o desenho sem palavras e o desenho com texto no balão. Os dois últimos encontros, Santiago vai dedicar a estrutura do cartum, o ângulo de visão do leitor, a criação dos personagens, as regras básicas da comunicação visual e o uso dos símbolos consagrados do humor gráfico (alfabeto visual), além de realizar uma análise dos desenhos produzidos em sala de aula, com um balanço de erros e acertos.

Informações e inscrições para a Oficina de Desenho de Humor com Santiago através dos telefones (51) 8116-7928, (51) 3311-4825 ou pelo e-mail oficinack@cpovo.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário